domingo, 17 de junho de 2012

Inter-relação entre as artes plásticas e o Romantismo

Pesquisar as obras de Goya, Theodore Géricault , Eugene Delacroix, Auguste Rodin

A relação entre as artes plásticas e o romantismo é que ambos demonstram um sentimento de repressão, luta pela liberdade, por um caminho melhor, por uma vida melhor e sem coisas ruins. Essas obras também são marcadas pelo subjetivismo, pelo pessimismo e pela presença da morte. Além disso, as artes plásticas retratam os pensamentos humanos, sendo, assim, muitas vezes influenciadas por movimentos culturais como o Romantismo. Porém, no amor como em qualquer outro sentimento temos coisas boas e ruins, e precisamos nos conformar com isso.
As artes plásticas românticas também têm como características o ser humano como o centro, a autonomia, a esperança em que dias melhores irão surgir e dúvida de qual a maneira correta de prosseguir. Mas, muitas vezes, buscam o que querem por meio da guerra que consequentemente ocasiona um profundo sofrimento, representado pelos autores através do uso de cores escuras e faces amedrontadas.
Os artistas mencionados têm como recursos pictóricos o uso de cores fortes e densas, assim como pinceladas rápidas. Goya evoluiu com sua técnica de sombra-luz e contrastes. Também nas obras de Eugène Delacroix, podemos ver uma grande expressão cromática, simbolismo, sentimentalismo e refinamento. As pinturas e as esculturas de Auguste Rodin tinham como base o classismo e o impressionismo. Já, Theodore Géricault simplesmente desprezava estes padrões e criava obras serenas e ousadas. As esculturas de Géricault representam o amor puro entre os jovens.

Procurar reconhecer as semelhanças e diferenças entre os recursos pictórios empregados por eles, o significado do estilo que adotam.
     Todos estes grandes pintores românticos possuíam um estilo próprio e inovador, que marcava presença. Por serem românticos todos ele pintavam com muita emoção, expressando um sentimentalismo exagerado em suas obras, através dos sentimentos de seus personagens. Além disso tudo, todos eles se mostram perfeccionistas e realistas, pintando e esculpindo a vida das personagens com grande riqueza de detalhes.
     Entre as diferenças existentes entre eles podemos destacar: a técnica de sombra-luz e contrastes utilizada por Goya em suas pinturas, que as diferenciam das demais; a grande expressão cromática de Delacroix e o abordamento de temas exóticos adotados por ele; a preocupação de Géricault diante de neuroses e desajustes das pessoas, além se sua ousadia e da fuga dos esteriótipos, que tornaram suas obras drásticas, ousadas e delicadas, e, por fim, a perfeição de Rodin, que se inspirava nos modelos vivos, e marcava suas obras com seu profundo traço pessoal. Géricault e Rodin, também, foram muito influenciados por Michelângelo.

Buscar as principais obras dos artistas citados e fazer um paralelo com as características românticas.
El tres de mayo - Goya

     A balsa da Medusa - Géricault

A liberdade guiando o povo - Delacroix

O Pensador - Rodin

     As quatro obras representadas acima assemelham-se entre si, já que ambas representam um sentimento de liberdade, de melancolia, de tristeza e de subjetivismo, através das situações retratadas acima e das cores predominantes nas quatro obras, cores de tom mais escuro.
     Além disso, elas também se assemelham ao romantismo, tanto pelas características ciatadas acima, quanto pelo sentimentalismo exagerado que é exprimido nas quatro obras, mostrando assim, a dura realidade que é imposta ao homem no dia-a-dia e da qual ele busca fugir das mais diversas formas, como: a reflexão em busca de encontrar um sentido para a vida e uma solução para os problemas; a ousadia, a coragem e a força para enfrentar as situações difíceis sem abandonar os nosso ideais e desistir de nossos sonhos e a fé, que alimenta a nossa esperança de que um dia tudo dará certo e de que a vida no futuro será melhor.

Postado por Gabriela Maria e Leticia Lopes - 9ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário