domingo, 3 de junho de 2012

Leitura do quadro "A dama de Shalott" e vídeos românticos

Leitura do quadro:

O quadro acima demonstra a liberdade de uma forma ampla, leve, envolvente e exuberante, através da figura feminina de uma moça ruiva que medita em cima de um barco. A moça, jovem, ruiva, com os cabelos crespos, meditando e, assim, estando em plena sintonia com a natureza ao seu redor, transmiti-nos a ideia de liberdade e tranquilidade, mas também de rebeldia, de fuga e de um conflito de emoções e de sentimentos por parte dela, que parece estar triste e buscando encontrar na harmonia com a natureza uma harmonia interna também, buscando estar em paz consigo mesma.

A jovem também parece estar grávida e por estar em um barco, com tapetes e levando consigo velas, parece estar tentando fugir, provavelmente para se isolar de uma sociedade que a reprimi e a condena por estar grávida no início de sua vida. Porém, ela segura em um ramo de uma planta aquática, perto dela, como se estivesse com medo, arrependida, com vontade de ficar, de não mais fugir. É como se a sua mente dissese para ela fugir, para começar uma vida nova, se esquivar de seus problemas, mas seu coração, ao contrário, pedisse para ela ficar, não abandonar tudo o que ela tinha e tudo mais que amava, seus amigos, sua casa, sua família. Também, as plantas e o rio passam uma ideia de um lugar tranquilo, mas isolado; um perfeito cenário para fuga e meditação.
Por fim, o quadro nos mostra um pouco de um conflito adolescente muito comum: será que já estou pronto para ser independente? Além disso, nos mostra a profunda dor e o sofrimento que nos trazem as pressões a nós impostas no dia-a-dia e a falta de tolerância das pessoas com os nossos erros. Tudo isso é representado através de um extremo sentimentalismo, típico de obras românticas.

Clipes de músicas atuais que possuem características românticas: O romance romântico:

Eu sei que vou te amar

Por enquanto

Uma canção sobre amor, ah o amor...

Postado por Gabriela Maria e Letícia Lopes - 9°A

Nenhum comentário:

Postar um comentário