domingo, 17 de junho de 2012

A música romântica: pesquisa sobre a música no romantismo.

a) Estilo das composições

    Bethoven
Autor de sonatas, quartetos, sinfonias. Em suas obras musicais passava um profundo sentimento e incomparável expressão.
 
 
    Schubert                  
Imaginativo, lírico e melódico. Schubert marcou a passagem do estilo clássico para o romântico.
                                                                       

 
    Shumman
Sua música para piano, suas as canções, permanecem como exemplos supremos do estilo Romântico do segundo quarto do século XIX. Imensamente influenciado pela literatura e poesia, a natureza sonhadora da sua música afeta o ouvinte, como pode ser sentido no quinto movimento da suite para piano, intitulada Carnaval.
      
 
    Chopin
A produção musical de Chopin foi toda dedicada ao instrumento favorito dele, o piano. Suas mais de 200 composições de solo para piano demonstram seu estilo melódico, muito pessoal, e inclui dois conjuntos de estudos, duas sonatas, quatro baladas, muitos peças e varios prelúdios, impromptus, ou scherzos, e um grande número de danças.

   
    Liszt
Liszt foi famoso pela genialidade de sua obra, pelas suas revoluções ao estilo musical da época e por ter elevado o virtuosismo pianístico a níveis nunca antes imaginados. Ainda hoje é considerado um dos maiores pianistas de todos os tempos, em especial pela contribuição que deu ao desenvolvimento da técnica do instrumento.
     


b) Características das composições da época

     A música romântica coincidiu com o romantismo na literatura, artes plásticas e Filosofia. Beethovem foi responsável pelas primeiras evidências desse estilo músical que se difere do classicismo por apresentar menor equilíbrio e rigor; suas sinfonias demontraram-se pessoais e interiorizadas.
     Embalados pelo romantismo,a música romantica apresentava liberdade de expressão e emoção, demonstrava as dores sentidas pelo autor, tendo como principal objetivo a transmissão de sentimentos por assuntos de cunho popular, folclórico e nacionalista que ganham importância nas músicas.
Podemos citar sonatas, sinfonias e as óperas como formas de músicas presentes na época do movimento romântico.


Postado por Gabriela Maria e Leticia Lopes - 9ºA

Nenhum comentário:

Postar um comentário